Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Objeto misterioso cai do céu e vira atração na RMBH



Equipamento seria usado para medição de efeitos climáticos e foi encontrado por duas crianças


FREDERICO HAIKAL
céu
Tenente da PM Noel Rosa recebeu o equipamento e o encaminhou à Aeronáutica

Um equipamento usado para medir os efeitos climáticos que caiu do céu, em frente a uma casa no Bairro São José, em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), virou atração na cidade.

Medindo pouco mais de 30 centímetros, o equipamento da empresa Vaisala, da Finlândia, foi entregue nesta segunda-feira (16) à Polícia Militar (PM) pela família do caminhoneiro Edmar Vieira da Silva, 34 anos, que ficou com o objeto em casa por uma semana. Duas crianças que tiveram contato com o equipamento apresentaram manchas no corpo. Há suspeita de que possam ter sido causadas por algum material tóxico ou radioativo da peça.

Após receber o objeto, a PM acionou a Aeronáutica para que fossem realizados os trabalhos de perícia. Segundo o tenente Noel Rosa, da Companhia de PM de Matozinhos, a Aeronáutica deve investigar quem soltou o equipamento, cuja queda poderia ter matado alguém. Além de um balão, a peça encontrada tem uma antena transmissora e uma placa de chumbo, similar a uma bateria de alimentação.

O equipamento era mantido em um quarto onde a mulher de Silva, a professora Cláudia Aparecida Pereira da Silva, 44, dorme com a filha Andréa Vitória da Silva, 7. Outro filho, André Claudimar Pereira da Silva, 9, contou que brincando na porta de casa, quando viu a peça caindo do céu. Ele chamou a mãe, que pegou o material e o levou para o quarto.

Em seu site na Internet, a Vaisala diz que tem 70 anos de experiência em pesquisa meteorológica. Nota da empresa no site informa que “a Comunidade Científica Internacional expressou claramente a necessidade de um instrumento de alta precisão para medir a pesquisa de longo prazo sobre mudanças climáticas”. “Como líder mundial na medição do meio ambiente, sentimos que é nosso dever responder à essa necessidade”. Também informa que “a empresa está investindo no desenvolvimento de uma radiossondagem referência, que irá fornecer dados de qualidade climatológicos nas partes superiores da atmosfera”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário