Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

MARÇO VIOLENTO. OS ÍNDICES DE UM ÚNICO MÊS SE COMPARAM COM TODO O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011

MARÇO VIOLENTO. OS ÍNDICES DE UM ÚNICO MÊS SE COMPARAM COM TODO O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011




OS ÍNDICES DE UM ÚNICO MÊS SE COMPARAM COM TODO O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011. Foto: Google Street ViewOS ÍNDICES DE UM ÚNICO MÊS SE COMPARAM COM TODO O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011. Foto: Google Street View

As estatísticas acumuladas em Boletim de Ocorrência, entre janeiro e junho 2011 para cri­mes violentos já foram batidas em um único mês. A PMMG de Confins registrou 7 assaltos a mão armada, um furto, prendeu um assaltante num dos crimes e apreendeu um revólver cali­bre 38 com uma menor, arma pertencia ao namorado. 

A cronologia da violência em março

Calibre 38 com duas munições apreendido com casal. Foto: PMMGCalibre 38 com duas munições apreendido com casal. Foto: PMMG Relacionadas ou não, as ocorrências de violência movimentaram a cidade de Confins, e aqui estão relacionados os registros que foram noticiados no decorrer do mês.
Dia 2 de março, sexta-feira. Agência do Bradesco é assaltada no início da tarde, a funcionária é ameaçada, roubada uma quantia considerável em dinheiro; os assaltantes evadiram em uma motocicleta.

Dia 9, sexta-feira. Agência do Correio é assaltada por volta de 14 horas, assaltante de boné ameaçou atirar se alguém olhasse seu rosto, assaltante fugiu num Siena branco. A agência já foi assaltada em março do ano passado.
Dia 13, terça-feira. Agência do Sicoob Credipel é furtada de madrugada foram subtraídos um revólver e um colete, vários equipamentos e cabos foram danificados. Essa agência também foi roubada em novembro de 2010. O gerente da agência relatou que foram 3 dias para restabelecer as conexões e cabos que foram destruídos pela ação dos bandidos.
Dia 16, sexta-feira. Mercearia Santa Cruz no Alto do Cruzeiro é assaltada, funcionários e clientes são rendidos; assaltante e seu comparsa fugiram em direção de Pedro Leopoldo em uma motocicleta.
Tiro de raspão no vigia em Tavares. Foto: Street ViewTiro de raspão no vigia em Tavares. Foto: Street View Dia 17, sábado. Notebook é furtado em um sítio na Rua da Gameleira perto da Mercearia do Pico, o morador chegou, encontrou a porta aberta e deu falta do equipamento. A polícia lavrou a ocorrência e está investigando.
Dia 20, terça-feira. Dois estabelecimentos, uma padaria e uma distribuidora de bebidas são assaltadas na Rua da Gameleira por volta das 19 horas, clientes e funcionários são rendidos, foram roubados dinheiro e bens pessoais. No momento da fuga o assaltante foi deixado para trás por seu comparsa que pilotava uma moto, pois a PM abordou o veículo. Um assaltante foi preso.
Um assaltante foi preso em flagrante. Foto: Street ViewUm assaltante foi preso em flagrante. Foto: Street View Dia 23, sexta-feira. Dois assaltantes roubaram um motorista de um caminhão da distribuidora Dilasa em Tavares, o crime ocorreu na parte da manhã, foi roubado apenas o dinheiro que estava com a vítima. A evasão ocorreu em um mota Honda Titan roxa.
Dia 25, domingo. Assaltantes rederam um vigia de 62 anos em um sítio em Tavares por volta das 17h30, roubaram seu revólver e dinheiro, bateram e atiraram na vítima que felizmente sofre o tiro de raspão. Os assaltantes fugiram em uma moto Honda Titan vermelha.
Dia 31, sábado. No início da madrugada, em uma batida policial, uma arma de fogo calibre 38 é recolhida pela PM, a arma estava com um rapaz de 19 anos acompanhado de sua namorada menor de idade. O rapaz foi encaminhado para reclusão e a jovem foi ouvida e liberada.

Mudanças no policiamento

O tenente Noel Rosa, atual responsável pelo comando em Confins, iniciou neste mês de março com o desafio de controlar a situação.
Ações já estão sendo implementadas no município para minimizar as ocorrências: A presença da viatura fazendo blitz pela cidade está mais comum; durante o dia é possível ver a viatura na praça central de Confins fazendo um policiamento mais ostensivo; aproximação com a comunidade escolar e com o comércio local, além da população em geral; batidas policiais estão sendo feitas de forma aleatória condicionando um elemento surpresa para a prevenção e manutenção da ordem no município.
Assaltantes fugiram numa moto. Foto: Street ViewAssaltantes fugiram numa moto. Foto: Street View Resultados positivos no fim de março. Nas ocorrências relatadas em duas situações a PM de Confins agiu de forma rápida conseguindo a prisão de dois suspeitos. Isso já tem um impacto positivo na comunidade dando um retorno dos trabalhos feitos.
Segurança não é um caso apenas de polícia. Segurança pública é um assunto de todos, começando do cidadão comum, passando pelos representantes municipais e renovando seu ciclo nas polícias. O apoio da comunidade com uma postura mais segurança é importante, além de cuidar da sua própria segurança é importante observar e cobrar dos vizinhos a mesma postura.
O Conselho de Segurança Pública (Consep) e uma Associação Comercial podem criar condições de reforçar as ações preventivas para a manutenção da segurança municipal. Uma guarda municipal de trânsito pode ajudar assumindo essa tarefa e deixando para a PM apenas as ações de segurança propriamente ditas. É importante ações políticas e empenho do empresariado e comunidade para criar condições de diálogo; reuniões e audiências públicas sobre esse assunto podem apresentar soluções simples e que podem ser eficientemente aplicadas. Uma reivindicação de comerciantes é uma guarita na praça central, pois a delegacia fica afastada uns 5 quarteirões da local que é um ponto comercial bastante movimentado.
Bradesco assaltado depois do almoço. Foto: Street ViewBradesco assaltado depois do almoço. Foto: Street ViewEnquanto isso na câmara municipal. Os vereadores são unânimes na preocupação com a segurança; entretanto não aprovaram uma emenda no orçamento, apresentada pelo vereador Luiz Rosa, no final do ano passado, direcionando 400 mil reais para apoio da polícia local; apesar da Polícia Militar se tratar de uma responsabilidade do Estado, esse tipo de parceria é comum. Confins prevê em seu orçamento recurso de 50 mil reais para a Segurança Pública conforme relatado pelo vereador autor da emenda.
O presidente da câmara, João Batista, nas últimas reuniões disse que não é possível ficar apenas para Confins a responsabilidade de atender o Aeroporto Internacional, pois o mesmo reparte com Lagoa Santa parte da arrecadação então é justo que o policiamento também seja compartilhado entre os municípios, liberando assim policiais para atender as ocorrências da cidade de Confins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário